11 de mai. de 2010

Jovens vereadores de Imbituba

Na última sexta-feira (7), cerca de 3 mil alunos de 14 escolas municipais e estaduais, públicas e privadas, votaram e exerceram seu direito, igual “gente grande”. Eles elegeram os vereadores mirins.

Cada escola tem direito a escolher um representante para o poder legislativo mirim e todo o processo eleitoral foi realizado seguindo as regras de uma eleição oficial, com direito a campanha eleitoral, produção de santinhos, e votação em urna eletrônica. “É um momento muito importante na vida destas crianças. Elas começam a ter noção de como funciona todo um processo eleitoral e da importância do seu voto, pois o canditato escolhido pode fazer a diferença na vida da comunidade escolar”, explica o presidente da câmara, vereador Christiano Lopes de Oliveira (DEM).

Na câmara mirim, os jovens representantes realizam indicações de melhorias e obras para a escola e sua comunidade, e na grande maioria tem seus pedidos atendidos. Algumas de suas indicações também já se transformaram em projetos de lei.

“Desde o momento da votação, todos estão realizando um exercício da cidadania. Mesmo que pareça um treino do que ainda está por vir para estes jovens, suas decisões agora podem ter algum efeito em suas comunidades”, lembra o Christiano.

Os 14 eleitos foram escolhidos entre 52 concorrentes e junto com os suplentes passam agora por um treinamento, pois logo na primeira sessão, prevista para o início de junho, votam na escolha do presidente e da mesa diretora.

A Câmara Mirim realiza sessões quinzenais e em períodos alternados (uma vez pela manhã e outra a tarde), para que os alunos não percam muitas aulas. Todos os legisladores mirins têm a disposição toda à estrutura legislativa.

A Câmara Mirim realiza sessões quinzenais e em períodos alternados (uma vez pela manhã e outra a tarde), para que os alunos não percam muitas aulas. Todos os legisladores mirins têm a disposição toda à estrutura legislativa.

Os eleitos

Escola de Educação Básica Engº Álvaro Catão
Amanda Leticia da Veiga
Escola de Educação Básica André Antônio de Souza
Daniel Oliveira Souza
Escola de Educação Básica Gracinda Augusta Machado
Geraldo Cândido Junior
Escola de Educação Básica Henrique Lage
Arthur Nunes Figueiredo
Escola de Educação Básica João Guimarães Cabral
Victor Pacheco dos Santos
Escola de Educação Básica Profª Julieta Pavan Simões
Robson Manoel de Oliveira
Escola de Educação Básica Profª Justina da Conceição Silva
Leonel Nehuen Basualdo
Escola de Educação Básica Marcílio Dias S. Thiago
Jaiane Martins Costa
Escola de Educação Básica Visconde do Rio Branco
Nádia Lopes Gonçalves
Escola Básica Municipal Basileu José da Silva
Emilli Maria Moreira
Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos
Daniela de Souza Ferreira
Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer
Raphaela Beatriz Miranda Corrêa
Escola Básica Municipal Padre Itamar Luís da Costa
Licariane Coelho Mello
Centro Educacional Evolução
Rafael Costa Ruiz

Creaditos: Jornal Popular Imbituba

2 comentários:

Postar um comentário