20 de abr. de 2010

Eleições 2010 - Faça valer sua vontade.

Bem pessoal a eleição de 2010 está se aproximando e você ja escolheu em quem votar? Ja pesquisou sobre os possíveis candidatos?  Ainda não? Então você está perdendo tempo.

 O direito e dever de votar é algo que conquistamos com muita luta, e que devemos honrar sem temor.

As eleições gerais de 2010 brasileiras serão realizadas em 3 de outubro.
Nessa edição serão escolhidos por voto direto o novo presidente da República, os governadores dos 26 estados (e do Distrito Federal) e os representantes da população nas Assembléias Legislativas, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, pela primeira vez, no Parlamento do MERCOSUL. Caso nenhum dos candidatos a cargos no Executivo – presidente e governadores – conseguirem mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 31 de outubro.

Presidente

Em 3 de outubro de 2010, os cidadãos brasileiros aptos a votar elegerão o sucessor do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. Se nenhum dos candidatos receber mais do que a metade dos votos válidos, um segundo turno será realizado em 31 de outubro.[1]  De acordo com a Constituição, o presidente é eleito diretamente pelo povo para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito para mais um mandato. Lula não pode mais ser candidato, uma vez que foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Esta será a primeira vez desde o pleito de 1989 em que ele não será candidato à presidência.

Governador

Os cidadãos de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal irão eleger seus governadores em 2010. Assim como na disputa presidencial, se nenhum dos candidatos receber mais da metade dos votos válidos, um segundo turno irá ocorrer no dia 31 de outubro de 2010. De acordo com a constituição, um governador é eleito diretamente para um mandato de quatro anos, com o limite de dois mandatos.

Senado Federal

Cinqüenta e quatro das oitenta e uma cadeiras do Senado Federal estarão em disputa em 3 de outubro de 2010. De acordo com a Constituição, os senadores são eleitos diretamente para um mandato de oito anos, sendo permitidas reeleições sucessivas sem limite. Alternadamente, um terço (27) e dois terços (54) dos assentos são colocados em disputa a cada quatro anos. Em 2006, um terço dos assentos foram colocado em disputa e, assim sendo, em 2010 serão dois terços. Como cada estado tem direito a três assentos, em 2010 serão eleitos dois senadores por estado.

Câmara dos Deputados

Todos os 513 assentos da Câmara dos Deputados serão colocados em disputa em 3 de outubro de 2010. De acordo com a Constituição, os deputados federais são eleitos para um mandato de quatro anos, permitidas reeleições sucessivas sem limite. Cada estado tem direito a um número diferente de deputados federais, dependendo de seu número de habitantes.

Assembléia Legislativa

Todos assentos das 26 Assembléias Legislativas (e da Câmara Legislativa do Distrito Federal) serão disputados em 3 de outubro de 2010. De acordo com a Constituição, o legislativo estadual, ao contrário do federal, é um poder unicameral, cujos membros – os deputados estaduais ou distritais (no Distrito Federal) – são eleitos diretamente para um mandato de quatro anos, sem limite de mandatos. O número de deputados varia de acordo com a população do estado.

Vocês jovem que tem entre 16 e 18 anos e ainda não fez seu título de eleitor, faça já, o mais rápido possível. Não deixe de exercer seu maior  direito cívico o VOTO.



0 comentários:

Postar um comentário